Páginas

Saiba cuidar bem da bateria íon-lítio de seu celular ou notebook!


Atualmente as baterias íon-lítio são praticamente onipresentes em nossos eletrônicos portáteis. Celulares, notebooks, mp3 players, GPSs, etc. Muitos são os eletrônicos que usam essatecnologia de armazenamento de carga.

Apesar desse tipo de bateria ser tão presente em nossa vida moderna, muita gente não sabe a maneira correta de usa-las, frequentemente seguem certas "superstições" que ao invés de ajudar, reduzem sua vida útil.

Mas, vamos ao que interessa, como proceder para prolongar o máximo possível as baterias íon-lítio?

Evite descarregar completamente a bateria. As células de íon-lítio possuem uma quantidade máxima de descargas totais cujo o numero varia dependendo da marca emodelo. Cada vez que você descarrega completamente a bateria, gasta-se um ciclo e quando todos eles forem consumidos ela passa a deixar de funcionar ou começa operar de forma defeituosa. O interessante dessa dica é que tem muita gente por ai que propaga justamente o oposto. Esse erro foi herdado do tempo das baterias de chumbo, essas sim precisavam de cargas e descargas totais, as íon-lítio não.
Se o seu celular, notebook ou qualquer outro aparelho com bateria íon-lítio esquenta quando conectado ao carregador, evite deixa-lo conectado a fonte de energia por um tempo maior que o necessário, pois um dos grandes inimigos das baterias íon-lítio é o calor. Seguindo o raciocínio, também é recomendável evitar expor seus eletrônicos e baterias a quaisquer outras fontes de calor. Fique atento pois o calor reduz a vida útil das células de íon-lítio.
Se a sua bateria ficara sem uso por um período maior que uma semana, certifique-se de "deixa-la de folga" com uma carga de 40% (ou o mais próximo possível disso). Deixar a mesma "atoa" com muita ou pouca carga, também reduz sua vida útil.
E uma ultima dica. Se a carga da bateria de seu aparelho não esta durando tanto quanto deveria, experimente consumir um ciclo dela, isto é, descarrega-la completamente e carrega-la outra vez. As vezes isso resolve o problema, pois a éla é "recalibrada" eliminando um possível erro de interpretação de carga.


Seguindo essas dicas a sua bateria deve ter uma vida longa e feliz. :)

0 comentários:

Postar um comentário